Sensação Térmica



Nossa pele sente o frio e o quente – essa é a chamada SENSAÇÃO TÉRMICA. Apesar de todo o nosso corpo ter sensação térmica, algumas áreas são mais sensíveis ao frio e outras, ao quente:
RECEPTORES DE “FRIO”: dedos, lábio superior, nariz, queixo e peito. É normal vermos uma pessoa tomar pequenos goles de bebidas geladas e direcionar o vento de um ventilador para o seu rosto.

RECEPTORES DE “QUENTE”: ponta dos dedos, nariz e cotovelos. Algumas pessoas seguram uma caneca de bebida quente próxima do rosto em dias frios.

Os receptores térmicos ainda não foram devidamente identificados, mas várias experiências em que registram as reações elétricas enquanto causam pulsos de calor sugerem que esses receptores estejam localizados a cerca de 0,02 centímetros abaixo da superfície da pele. Esses estudos também mostraram que existem receptores para frio que são diferentes de receptores para o quente.

Nossos receptores se adaptam ao frio e ao calor. Por esse motivo, depois que sua mão se acostumou com a água morna, percebeu como fira a água à temperatura ambiente. Mas quando você colocou sua mão na água gelada por algum tempo, sentiu a água à temperatura ambiente como morna.

A sensação de calor e frio em qualquer local, não é percebida diretamente, pois não podemos sentir a temperatura do ar. Mas nossos receptores de calor sentem as variações de temperatura. Porém, cada pessoa tem uma sensação diferente da outra. É normal que uma pessoa sinta frio em uma sala enquanto outra sente calor.

Além disso, a sensação de frio e calor é diferente dependendo da temperatura. à medida que a temperatura ambiente diminui, a temperatura da pele também diminui e a sensação de frio também diminui. Você já entrou em uma sala com ar condicionado num dia quente? Nesse caso, você saiu de um ambiente quente, com uma temperatura de 35 °C, por exemplo, e entra numa sala com ar condicionado, em que a temperatura está ajustada para 25 °C. Enquanto essa temperatura é normalmente agradável, é muito menor que a temperatura exterior, então você sente como se estivesse muito mais frio que isso. O contrário também irá acontecer. Depois de se acostumar à temperatura da sala com ar condicionado, vai sentir muito calor quando sair.

0 comentários: